Itanhaém recebe mutirão de limpeza da Praia do Centro

Ação será realizada pelo Gremar e a prefeitura neste sábado, 6

Mutirão de limpeza também promove a conscientização | Divulgação/Gremar
Mutirão de limpeza também promove a conscientização | Divulgação/Gremar

O Instituto Gremar, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém, promoverá um mutirão de limpeza na Praia do Centro no sábado, 6, das 9h às 14 horas. O ponto de encontro será a faixa de areia em frente ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), à altura da Avenida Presidente Vargas, 611.

Mais notícias

- Novembro Azul promove ações pela saúde masculina

- Praias de Guarujá têm mais de 70 reservas de casamentos até fim do ano

A entidade considera os mutirões como um dos pilares das ações de educação ambiental do instituto. Isso porque é um momento de conscientização não só entre os participantes, como para toda a população impactada pela quantidade de resíduos retirada das praias em poucas horas. 

Os itens coletados passarão por triagem, para serem posteriormente pesados e contabilizados. O intuito é levantar suas origens e disponibilizar as informações aos órgãos competentes para que políticas públicas possam ser aprimoradas.

O Gremar ressalta que o descarte inadequado do lixo e de resíduos é um dos principais causadores de mortes de animais silvestres e marinhos em todo o mundo.

Mutirão de limpeza

A programação do mutirão de limpeza da Praia do Centro inclui a montagem de tendas expositivas de educação ambiental do Instituto Gremar, exposição de pranchas antigas do Museu de Surf de Itanhaém, barracas com material reciclável e uma apresentação musical com a banda Bruta Flor.

O evento contará também com a participação voluntária do grupo de idosos do Conviver e Viver Bem, com aulas de dança para a terceira idade; de membros do CAMPS de Itanhaém; da escolinha Aloha Surf School; do Rotary Club e da Comissão de Meio Ambiente da OAB.

O Instituto Gremar fornecerá Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), água potável, além de sacos e baldes para os voluntários realizarem a coleta. Todos os protocolos de segurança contra a covid-19 deverão ser adotados.

O mutirão contará com apoio logístico da Secretaria de Segurança e Trânsito e do Supermercado Saito, com a alimentação dos voluntários.

Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS)

A base do Instituto Gremar em Itanhaém visa reabilitar e reintroduzir animais silvestres à natureza. Para isso, possui toda estrutura necessária para que os animais recebam o melhor tratamento durante a reabilitação além de contar com uma equipe preparada e capacitada para o atendimento. Desde o início de agosto, 146 animais foram resgatados e 49 seguem em reabilitação, em sua maioria filhotes.

O CRAS conta com apoio da prefeitura de Itanhaém e parcerias da Polícia Ambiental e Guarda Civil Municipal para os resgates. Caso um animal silvestre seja avistado, o acionamento pode ser feito pelos telefones (11) 3426-8168 ou (11) 99711-4120.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem