Santos retoma atividades culturais e exigirá passaporte de vacina

Reabertura dos espaços culturais será marcada com exposição de fotos

Entre eventos, Sinfônica de Santos se apresentará em novembro | Foto: Francisco Arrais/Arquivo PMS
Entre eventos, Sinfônica de Santos se apresentará em novembro | Foto: Francisco Arrais/Arquivo PMS

Santos retomará seus eventos culturais após 19 meses de interrupção das atividades presenciais. No dia 26 de outubro, a exposição de fotos ‘Empatia’, do repórter fotográfico Anderson Bianchi, marcará a reabertura dos espaços culturais, seguindo todos os protocolos de prevenção à covid-19. 

-  Boteco da Vila marca retomada de eventos com público em Ilhabela 

O calendário foi anunciado pela Secretaria de Cultura de Santos na segunda-feira, 4. A primeira exposição ocorrerá no Museu da Imagem e Som de Santos (Miss) e reunirá imagens dos quase 20 anos de carreira do profissional que deixou sua marca trabalhando na Diretoria de Comunicação da prefeitura. Anderson morreu em 17 de julho, vítima da covid-19. 

No dia 3 de novembro, as bibliotecas municipais voltarão a atender o público, seguindo todos os protocolos do Plano SP. No mesmo dia, será aberta a exposição do fotógrafo Ronny Müller, na Galeria Braz Cubas. 

Já o primeiro show no Teatro Municipal com a apresentação do saxofonista Jorge Israel, em 6 de novembro. Outro destaque da programação de novembro será o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS), no dia 18, em homenagem aos 40 anos do Rock Brasil. 

“Nos meses de novembro e dezembro teremos mais de 60 atividades culturais programadas em nossos equipamentos. Tudo foi pensado para oferecer apresentações de qualidade com o máximo de segurança, seguindo à risca o Plano SP”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal. 

Passaporte de vacina

A programação de retomada dos eventos culturais ocorreu após várias reuniões entre as equipes técnicas da Secult, donos de academias de dança e produtores culturais. Durante os encontros, foram apresentados os protocolos de segurança dos teatros. 

Segundo a prefeitura, haverá um rígido controle de acesso tanto para o público quanto para a área dos bastidores. Em um primeiro momento, a capacidade de público será reduzida - para que seja mantido o distanciamento social - assim como a quantidade de profissionais envolvidos nas atividades. Dentre outras medidas, será exigida a apresentação do passaporte da vacina para os maiores de 12 anos ou apresentação de teste covid-19, realizado 24 horas antes dos espetáculos. 

“As medidas apresentadas pela Secult foram excelentes. Tudo isso tem que acontecer mesmo, temos que ter todo esse protocolo para a nossa segurança, das bailarinas e do público e, assim, podermos desenvolver uma melhor apresentação”, declarou Ceci Lanzelotti, dona da academia de dança Espaço Silia e Ceci. 

Outro anúncio feito durante as reuniões foi a troca da taxa de aluguel dos teatros, por doações de cestas básicas, nos meses de novembro e dezembro. Os mantimentos arrecadados serão distribuídos às mais de 400 famílias de profissionais da Cultura, que desde o ano passado estão recebendo alimentos, álcool em gel e livros doados pela Secult. 

Programação

  • 26/10 – Abertura da exposição fotográfica ‘Empatia’, em homenagem ao fotógrafo Anderson Bianchi, no Miss
  • 30 e 31/10 – Festival Literário na Praça Mauá 
  • 3/11 – Reabertura das bibliotecas municipais 
  • 3/11 – Abertura da exposição do fotógrafo Ronny Müller, na Galeria Braz Cubas 
  • 6/11 – Show do saxofonista Jorge Israel, no Teatro Municipal 
  • 11/11 – Abertura da exposição do navegador Amyr Klink, no Miss 
  • 11/11 – Lançamento do livro TEP 50 anos, de Gilson de Melo Barros, na Galeria Braz Cubas 
  • 18/11 – Concerto da Orquestra Sinfônica de Santos em homenagem aos 40 anos do Rock Brasil 
  • 19/11 - São Paulo Big Band, no Teatro Municipal 
  • 27 e 28/11 – Evento do segmento geek, na Praça Mauá 
  • 4/12 - Pernas Pra Que Te Quero – Balé da Cidade de Santos 

Em novembro também estão previstas atividades em comemoração aos 30 anos do Cine Arte Posto 4.


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem