Navegar é Preservar retira mais de 900 toneladas de lixo do Meio Ambiente

Iniciativa ocorreu em 11 cidades do litoral paulista

Plásticos, isopor e microlixo foram alguns dos itens coletados | Foto: Divulgação/PMB
Plásticos, isopor e microlixo foram alguns dos itens coletados | Foto: Divulgação/PMB

Mais de 900 toneladas de lixo foram retiradas do Meio Ambiente durante o “Navegar é Preservar”, evento que ocorreu em setembro, em 11 cidades da Baixada Santista e Litoral Sul. Os municípios se uniram para a limpeza de praias, rios, mangues, mar e costões rochosos.

Mais notícias

-  Feriado prolongado: Previsão é de chuva no litoral

-  Outubro é marcado pela retomada dos eventos esportivos em Bertioga

Microlixo nas faixas de areia, plásticos, máquina de lavar, isopor e roupas são alguns dos itens coletados. Em Bertioga, ao todo, foram mais de 40 toneladas de lixo retiradas. Cerca de 180 pessoas foram as responsáveis pela limpeza, que contou com equipes da Administração Municipal, entidades e voluntários. 

Navegar é Preservar

A primeira edição do Navegar é Preservar ocorreu durante todo o mês de setembro, em 11 cidades da Baixada Santista e litoral sul do Estado. Entre os dias 18 e 21 foi feita uma grande expedição marítima, que partiu de Bertioga com destino à Cananéia, para limpeza do mar. As embarcações também auxiliaram nos pontos de difícil acesso, como penínsulas e costões rochosos.

O evento fez parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, período de 2021 a 2030, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de conscientizar as pessoas em todo o mundo sobre a importância dos oceanos. Além disso, a proposta estava alinhada ao Dia Mundial de Limpeza, celebrado no dia 18 de setembro.

A iniciativa, coordenada pela prefeitura de Bertioga, contou ainda com a participação dos municípios de Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Santos, São Vicente, Mongaguá, Peruíbe, Ilha Comprida, Iguape e Cananéia.

A programação recebeu apoio do Fórum Náutico Paulista, Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Náutica e Exército Brasileiro, entidades e voluntários.


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem